Dúvidas Frequentes

Este é o primeiro e mais tradicional selo de organizações do Terceiro Setor brasileiro. Inspirado em selos similares ao redor do mundo. O Selo Doar é a atribuição visível e verificável de uma certificação que melhora o desempenho das organizações assim como alavanca doações, parcerias e apoios. Com mais de 10 anos de existência e um índice de renovação superior a 90%, o Selo gerou o reconhecimento de financiadores e doadores. São mais de 350 organizações que se certificaram.

A prática da certificação é um processo comum entre organizações que visam melhorar o desempenho em curto, médio e longo prazo e o reconhecimento. Trata-se da avaliação neutra realizada por terceiros isentos. A prática de receber uma legitimação é, por sua vez, uma forma de demonstrar para a sociedade, de forma sucinta, um padrão de qualidade verificável, que a iguala às melhores e os difere dos demais. Isso, para empresas, serve para facilitar a escolha de fornecedores ou clientes. Já para organizações sem fins lucrativos serve para facilitar a seleção por parte de doadores.

Além disso, o Selo Doar é amplamente reconhecido por servir como um norte, um guia orientativo para desenvolvimento organizacional específico para organizações sociais.

Em todo o mundo há dados que confirmam que as certificações aumentam significativamente a confiança de doadores e consequentemente aumenta o volume de doações. Ademais, nossas pesquisas internas e o contato diário com as organizações sociais, bem como elevados índices de renovação da certificação, demonstram o benefício percebido no Selo Doar.

O Selo Doar é válido por um ano a partir da data de inscrição ou renovação. Assim, deve ser renovado anualmente. Com os pagamentos das anuidades em dia, mantemos nossa base atualizada com as ONGs certificadas. A cada quatro anos há um processo de recertificação com a solicitação de atualização de documentos e inclusão de novos critérios.

Antes do término da validade, 12 meses após o início do processo da certificação, a organização é avisada para proceder ao pagamento da anuidade. Estando em dia, a certificação é renovada, tendo o certificado atualizado e o nome da organização em nossa lista pública, podendo ser comprovada no site do Selo Doar.

Para ter acesso aos critérios para certificação Selo Doar CLIQUE AQUI.

Destacamos alguns dos pontos que podem requerer adequações das organizações no processo de certificação: 

1) Diferenciar Planejamento Estratégico de Plano de Ação. O planejamento estratégico considera a missão e objetivos geralmente com prazo superior a 2 anos. O plano de ação se refere a uma sequência de realizações prevista para 1 ano. O plano de ação e o planejamento estratégico são componentes interligados, mas distintos. O planejamento estratégico define os objetivos de longo prazo, a direção e os recursos necessários. O plano de ação detalha as atividades específicas, prazos e responsabilidades. O primeiro é mais amplo e abrange toda a organização, o segundo é mais focado e operacional.

2) A existência de uma estrutura de governança com um Conselho Administrativo e/ou Deliberativo, que em geral colabora na tomada de decisões estratégicas, e uma Diretoria Executiva que possui atuação na execução das atividades.

3) Deverá constar no Estatuto Social o prazo para possíveis reeleições limitado ao máximo de 09 anos para a ocupação do mesmo cargo pelo Membro.

4) Os arquivos enviados e disponibilizados no site deverão estar atualizados de acordo com os prazos e especificações dos critérios.

Recomenda-se ler atentamente todos os itens solicitados nos critérios para a articulação interna e elaboração dos documentos de acordo com os critérios.

Sim, a certificação é composta por análises e avaliações técnicas, que exigem profissionais especialistas para o desenvolvimento, além da manutenção da infraestrutura dos serviços.

Em busca de oferecer às organizações filantrópicas modelos de padrão de qualidade e governança no terceiro setor, foi criada a iniciativa da certificação Selo Doar. Os processos para certificação envolvem serviços e atividades, os quais são mantidos via o valor cobrado. Vale ressaltar que o Instituto Doar – Certificadora não recebe doações ou apoio de pessoas físicas ou jurídicas.

Todas são certificações do Instituto Doar – Certificadora Social, mas abrangem reconhecimentos sob aspectos distintos. Cada certificação possui seus próprios quesitos e se complementam.

Enquanto o Selo Doar destaca a excelência na gestão e na captação de recursos, o Selo Transparência evidencia o compromisso com a divulgação de informações e a prestação de contas. Já o Selo ONG Verificada certifica a idoneidade e o cumprimento de requisitos legais.

A Certificadora Social encoraja todas as conquistas, reconhecendo cada comprovação de profissionalismo, transparência e impacto social para com sua causa, público-alvo e sociedade, além de impulsionar a reputação e a credibilidade de todo setor.

Para cada Selo é realizado um processo de certificação distinto e independente. Isto ocorre tanto em função dos mecanismos sistêmicos das certificações, como também em razão das comprovações realizadas.

Os critérios de cada certificação resultam de pesquisas envolvendo diversas certificações internacionais e a realidade brasileira, através do levantamento da experiência de profissionais, acadêmicos e gestores de organizações. O procedimento é reconhecido por organizações congêneres internacionais, é realizado de forma independente e é um processo absolutamente conectado à realidade das organizações brasileiras.

A certificação e conquista do Selo Doar pode ser resumida assim:

1º Conhecer os critérios para certificação 

2º Fazer a inscrição para dar início ao processo.

3º Assistir ao conteúdo de vídeos na plataforma.

4º Responder às questões e enviar os arquivos solicitados.

5º Atingir pelo menos 34 dos 41 critérios.

Se ainda ficou com dúvida, acesse a página que detalha, CLIQUE AQUI!

O envio das respostas e documentos que compõe os critérios se dá por um formulário que será encontrado na área específica dentro do sistema (Hotmart) após a inscrição e pagamento.

A autoavaliação é um caminho para isso. Baixe os critérios Selo Doar para verificar os quesitos da organização antes de iniciar a certificação. É possível verificar, um a um, os que a organização pode atender e vai pontuar – um ponto para cada critério. É preciso alcançar pelo menos 34 dos 41 critérios para obter o Selo na gradação A. Atingindo 38 pontos, é atribuída a gradação A+.

Conheça os critérios do Selo Doar: Baixe o PDF aqui.

A obtenção do Selo Doar envolve um conjunto de critérios cujo objetivo não é inviabilizar a própria certificação. São documentos, quesitos de gestão, relatórios contábeis e o bom senso. Se algum destes itens não estiver presente em uma organização, não só ela não receberá o certificado como provavelmente terá dificuldades na sua sustentabilidade financeira futura, inclusive na relação com governos e com doadores. Portanto a ideia é a certificação preventiva, garantindo que em um único documento (o Selo), os doadores saibam que esta organização está em dia, segue procedimentos corretos, divulga sua prática e é idônea.

Recomendamos fortemente que baixe os critérios antecipadamente e faça uma conferência inicial interna, antes de iniciar o processo de certificação.

Conheça os critérios do Selo Doar: Baixe o PDF aqui.

O valor do processo de certificação do Selo Doar é de R$990,00 pelo período de 1 ano a contar da data da inscrição. Está inclusa a verificação das informações, documentos, atendimento administrativo, orientação para dúvidas da certificação e, se a organização cumprir os critérios mínimos, a publicação de diploma, selo e reconhecimento no site. Caso a organização inicie a certificação e não se qualifique, o pagamento não será reembolsado.

Após iniciar o processo de certificação, com o pagamento, a organização tem até 30 dias para preencher o formulário respondendo os critérios e submetendo a documentação. A verificação das informações leva cerca de 30 dias. Após esse prazo, haverá o retorno com o resultado, seja emitindo o Selo Doar, em caso positivo de alcance dos critérios, ou um relatório de encaminhamento para melhorias, com um novo prazo de 30 dias para a organização revisar os critérios apontados e buscar a certificação.

Não. O processo é aberto e transparente. As perguntas são objetivas e padronizadas. Organizações podem se informar sobre os critérios antecipadamente, fazendo inclusive uma autoavaliação. Portanto, participam do processo já com a possibilidade de conhecer suas chances de serem certificadas, alcançando pelo menos 34 dos 41 critérios estabelecidos. No processo de avaliação, se não chegam aos 34 pontos, é informado o prazo e qual critério é possível corrigir com algum documento ou informação, se for o caso. Desta forma e após todas essas possibilidades, caso a organização não se enquadre para a obtenção do certificado, ou por incompatibilidade objetiva, ou desistência, não haverá reembolso.

Ambos têm como objetivo assegurar que as organizações certificadas continuem atendendo aos critérios estabelecidos para receber o selo, porém a recertificação e a renovação do Selo Doar são processos distintos.

A recertificação ocorre quando há uma nova versão do selo. As organizações que já possuem o Selo Doar precisam passar por esse processo para garantir a manutenção da certificação. Para isso, devem apresentar somente alguma documentação atualizada de acordo com os critérios da versão vigente do selo. A recertificação não envolve custos adicionais além da anuidade regular.

Já a renovação é um processo que ocorre a cada 12 meses da data do primeiro pagamento. As organizações certificadas são notificadas para efetuar o pagamento da anuidade e, estando em dia com suas obrigações financeiras, têm o certificado atualizado mantido no site do Selo Doar e têm seu nome listado publicamente como uma organização certificada.

A recertificação é feita em um processo específico para as organizações que já possuem Selo Doar. O sistema solicitará 7 critérios, incluindo a atualização de alguns documentos. CLIQUE AQUI para a inscrição para a recertificação.

Sim, mas nesse caso a organização deve passar por um novo procedimento de análise, isso envolve preencher os 41 critérios e buscar a mudança de gradação de Selo A para Selo A+, Para isso deve inscrever-se no link do selo, e não no da recertificação. Se é esse seu caso: CLIQUE AQUI

O Selo Doar é usado das mais diversas formas. O que há que se avaliar é de que forma e para quem a organização pretende facilitar a informação. O site e os folhetos institucionais são locais ideais para a divulgação do selo. Materiais gráficos também. Organizações têm usado as assinaturas dos emails para adicionar o selo ao lado de seu logo institucional. Também é cada vez mais comum encontrarmos as recepções das ONGs com o certificado emoldurado e pendurado na parede.

Nós oferecemos, além do certificado, um selo para ampla utilização, assim como no site, folhetos e materiais de comunicação. O Instituto Doar – Certificadora Social também dispõe de uma página específica no site para divulgar as entidades e validar o prazo de validade do certificado anual.

Ao longo de mais de uma década, operamos sob o nome Instituto Doar, nos últimos 12 anos, alcançamos a missão original do Instituto Doar ao impulsionar a cultura de doação por meio de diversas iniciativas bem-sucedidas, como o Selo Doar e o Prêmio Melhores ONGs.

Essa transição representa uma atualização em nossos compromissos com a sociedade.

Nesta nova etapa estamos criando mais e melhores selos e prêmios para o amplo campo social. Incluindo empresas, governos e pessoas. Dentro e fora do Brasil